Caro(a) leitor(a),
Apresentamos neste clipping as notícias do Brasil e do exterior que foram destaque nessa semana.
Boa leitura!


STJ determina que convênios não tem obrigatoriedade de cobertura de tratamentos além do rol da ANS
por UOL
Em decisão obtida na quarta-feira, o Superior Tribunal da Justiça determinou o caráter taxativo do rol de serviços da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), isto é, as operadoras de saúde só têm obrigação contratual de atender serviços médicos previstos no rol. Há ainda a possibilidade de flexibilidade na lista, de acordo com o ministro Cueva. Já o representante da Federação Nacional de Saúde Suplementar, destaca que todas as doenças contidas na CID continuarão com cobertura pelas operadoras.

Ações: ativos de boi sobem na B3
por Moneytimes
Os ativos de boi futuro tiveram avanço no valor, seguindo a tendência sazonal do seu mercado. Os contratos futuros são a compra e venda de arrobas do boi com previsão de data no futuro, feitos na B3. Nesse tipo de negociação, o objetivo é ter maior segurança com as variações de preço dos ativos, visto que precisam de estabelecer previamente o preço.

Processos de intenções de investimento da Eletrobras finalizou com preço da ação a R$42
por O Globo
O processo de reunião de intenções de investimento, o bookbuilding, da Eletrobras foi encerrado na quinta (09), e definiu o valor de R$42 do preço por ação. Atualmente, a Eletrobras é considerada a maior empresa de energia da América Latina, mas seus números recordes não param por aí. A estatal tem ainda o título de maior operação de desestatização ocorrida na história da B3. Entre os maiores interessados está o Fundo Soberano de Cingapura e o fundo de pensão canadense CPPIB.

Índice de inflação IPCA teve o menor recuo desde o ano passado
por G1
Em maio, a inflação alcançou o percentual de 0,47%, recuo importante dado o resultado de 1,06% em abril desse ano. O resultado alcançado é considerado o menor desde o mês de abril de 2021, em que a taxa ficou em 0,31%. Contudo, essa variação não apaga o fato de que a inflação anual não fica abaixo de 10%.


Alta da inflação americana: investidores temem alta de juros pelo Fed
por InfoMoney
Segundo dados publicados nesta sexta (10/6), o índice de preço ao consumidor nos EUA teve aumento, com variação de 1% entre os meses de abril e maio. Esse avanço é o maior desde dezembro de 1981, no governo Reagan. Os ecos no mercado brasileiro já se dão pela queda de 2% do Ibovespa e com a subida do dólar nessa manhã.

Biden e Bolsonaro: primeiro encontro aconteceu nesta quinta na Cúpula das Américas
por BBC News
Nesta quinta (6), a Cúpula das Américas contou com o primeiro encontro entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente dos EUA, Joe Biden, com pautas que perpassaram democracia e conservação do meio ambiente. A reunião foi iniciada pela fala de Biden, que destacou aspectos do Brasil como “a democracia inclusiva” e as “instituições eleitorais fortes”.

ONU tenta acordo entre Rússia e Ucrânia para a liberação do comércio de alimentos e fertilizantes
por Exame
Desde o início do conflito e dos ataques russos no território, alguns alimentos e, principalmente, os fertilizantes exportados pela Ucrânia estão gerando déficit na oferta. Os dois países detêm em conjunto 30% das exportações de trigo para todo o mundo. Deste modo, possuem significância no mercado da commodity, principalmente considerando o corte brusco das negociações comerciais com os países.

Xangai decreta novo lockdown poucos dias depois da liberação total
por Valor Econômico
A política de covid zero continua na China, e, portanto, aberturas e fechamentos repentinos da circulação da cidade parecem já ter se tornado previsíveis. Desta vez, após liberação total em Xangai, o aumento de casos de covid-19 retornou e com ele as restrições na região do centro financeiro. O fechamento já tem tido resultados de recuo no crescimento da economia chinesa em comparação às projeções.